Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública

História da fundação de Santa Rosa

A fundação do povoado de Santa Rosa teve origem, em 1954, em terras da fazenda Santa Rosa, quando Manoel Cardoso da Silva e Hermelino Rosa Júnior fixaram-se no local, procedendo ao loteamento do terreno para a formação de uma cidade. O surgimento do povoado decorreu de interesse comercial dos fundadores pelas transações imobiliárias, ressaltando-se a alta fertilidade das terras para agricultura e pecuária.

A abertura de novos loteamentos concorreu para o crescimento da povoação que, pela Lei Municipal n° 14, de 25 de junho de 1958, passou à categoria de distrito, pertencente ao Município de Petrolina de Goiás.

Em decorrência de seu notável desenvolvimento, formado na agropecuária, o distrito, antes de sua instalação, elevou-se a município, pela Lei Estadual n° 2092, de 14 de novembro de 1958, com o novo topônimo de BRASILÂNIA, que significa “região do Brasil”, por influência de “Brasília”, instalado em 1° de janeiro de 1959.

Pela Lei Estadual n° 5010, de 14 de novembro de 1963, sua denominação foi mudada para “SANTA ROSA DE GOIÁS”, como referência à fazenda que lhe deu origem e distinguindo-se de topônimos iguais.

Gentílico: santa-rosense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Brasilânia ex-povoado, pela lei municipal n° 14, de 25-06-1958, subordinado ao município de Petrolina de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brasilânia, pela lei estadual n° 2092, de 14-11-1958, desmembrado de Petrolina de Goiás. Sede no atual distrito de Brasilânia ex-povoado de Santa Rosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n° 5010, de 14-11-1963, o município de Brasilânia passou a denominar-se Santa Rosa de Goiás.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

ALTERAÇÃO TOPONÍMICA MUNICIPAL

Brasilânia para Santa Rosa de Goiás alterado, pela lei estadual n° 5010, de 14-11-1963.

SERVIÇOS ON-LINE PARA O CIDADÃO

Extrato I.P.T.U. Consultar Imóvel